quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A inportância do lúdico


A palavra Lúdico vem do latim Ludus,  que significa jogo, divertimento, escola. Pode-se dizer que o ato de jogar é tão antigo quanto à própria humanidade. Froebel foi o primeiro educador a utilizar o brinquedo, como atividade, nas escolas.
Friedrich Froebel nascido em 1782 no sudeste da Alemanha, em Oberweissbach. Filho de um pastor protestante, nove meses depois de seu nascimento, sua mãe morreu. Froebel foi adotado por um tio e viveu uma infância solitária, em que procurou aprender linguagem e matemática e a explorar as florestas perto do local onde morava. Tornou-se professor e ainda jovem fez uma visita à escola de Pestalozzi, na Suíça. Em 1816 fundou sua primeira escola, em uma cidade alemã e após dois anos, sua escola foi transferida para Keilhau, onde pôs em prática suas teorias pedagógicas
Ele  foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Acreditava que a  criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogos e brinquedos. 

Jogar é uma atividade natural do ser humano. Através do jogo e do brinquedo, o mesmo reproduz e recria o mundo a sua volta. A criança vive num mundo de experiências e mutações constantes, entre aquilo que ainda é e o que poderá vir a ser. A escola, a aula, o professor possuem caráter de imensa importância na formação deste novo mundo e, ainda, na recuperação de universos perdidos entre drogas e violências. O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para socialização, observação de comportamentos e valores.

 A criança é curiosa e precisa explorar o que vê e esta a o seu redor. Participar de brincadeiras é um meio de criar oportunidades para que ela passe por experiências que ajudarão no seu amadurecimento . Através do lúdico a criança desenvolve capacidades indispensáveis para sua vida adulta, como: habilidades psicomotoras, concentração e atenção. 


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